Madeira de reflorestamento na construção civil: futuro sustentável

O cultivo das árvores de pinus com foco na utilização na construção civil tem promovido a sustentabilidade ambiental. O Brasil tem mais de 50% de sua área de floresta coberta por  florestas plantadas sustentáveis de espécies de eucalipto ou pinus.

O eucalipto e o pinus são espécies de árvores amplamente usadas na construção civil. Nos canteiros de obras, por exemplo, o uso da madeira de reflorestamento diminui a demanda de energia elétrica, em comparação ao concreto e os metais. 

As florestas plantadas, além de promover bom uso dos recursos naturais no desenvolvimento do país, ajudam a recuperar áreas degradadas, aumentam o abastecimento dos recursos hídricos e ajudam a preservar o habitat natural das espécies de plantas e animais.

As florestas plantadas também contribuem para a biodiversidade já que estudos comprovaram que se usadas em trechos de uma mata nativa e outra auxiliam na subsistência de animais que vivem no topo da cadeia. 

Com as madeiras de reflorestamento ajudamos a equilibrar o ecossistema e aumentamos a produtividade inclusive entre as comunidades locais. 

Compartilhe esse conteúdo